Monte Hood

Erupção do vulcão etna

terça-feira, 15 de abril de 2008

Vulcões
O que é um vulcão e como é constituído?
Vulcão é uma estrutura da crosta terrestre que põem em contacto zonas profundas da Terra com a superfície. Através do vulcão são expulsos materiais de composição química e em estados físicos diferentes, constituindo erupções vulcânicas.
Os vulcões formam-se, maioritariamente, junto das margens das placas tectónicas, mas também existem muitos no interior das placas.
O vulcão é constituído por uma câmara magmática (local no interior da Terra onde se armazena o magma), a chaminé vulcânica (canal por onde ascendem os diversos produtos vulcânicos), o cone vulcânico (edifício de forma cónica formado pela acumulação de diversos produtos vulcânicos) e a cratera (abertura na parte superior do cone por onde são expelidos os produtos da actividade vulcânica). Muitas vezes, da chaminé principal saem chaminés secundárias que vão dar origem a outros cones vulcânicos.
Existem três tipos de erupções: a efusiva, explosiva e a mista.
Erupções Explosivas:
As lavas são muito viscosas, flúem com dificuldade e impedem a libertação de gases, ocorrendo por isso, violentas explosões.
Erupções Efusivas:
O magma é fluido, a libertação de gases é fácil e a erupção é calma, com derramamento de lava abundante a altíssima temperatura.
A lava desliza rapidamente, espalhando-se por grandes distâncias.
Erupções Mistas:
Assumem aspectos intermédios entre os descritos, observando-se fases explosivas que alternam com fases efusivas.




(Monte Baker)

Sem comentários:

Vídeo de sismo